Gengiva Inflamada – Remédio para Gengiva Inchada e Inflamada

Os gargarejos com água morna e sal e as massagens com óleo de cravo são ótimos remédios caseiros para gengiva inflamada. Os remédios de farmácia para a inflamação na gengiva incluem anti-inflamatórios e antibióticos, como Nimesulida e Clindamicina.

A inflamação na gengiva é causada pelo acúmulo da placa bacteriana devido à má higienização dos dentes e tem como os seus principais sintomas inchaço, vermelhidão, sensibilidade, dor e sangramento na área, retração da gengiva, bolsas entre os dentes e as gengivas e mau hálito.

Remédios de farmácia para gengiva inflamada




Anti-inflamatórios e antibióticos podem ser utilizados para tratar a gengiva inflamada, mas o tratamento da gengivite sempre exige a remoção da placa bacteriana pelo dentista.

Anti-inflamatórios:

O anti-inflamatório não age sobre a raiz do problema e seu uso apenas ajuda a amenizar os sintomas incômodos causados pela gengivite.

Anestésicos locais

Benzocaína e Xylocaína (lidocaína) são dois anestésicos locais que podem ser utilizados para aliviar a dor causada pela inflamação na gengiva, mas também não eliminam a causa do problema.

Antibióticos

  • Clindamicina;
  • Clordox;
  • Amoxilina;
  • Cefalexina.

Segundo o cirurgião-dentista Marcos Calado (CROBA – 4198), “Não há utilidade de fazer uso de antibióticos para tratar a gengivite, pois ela se trata de uma inflamação e não de uma infecção.

Até mesmo quando há evolução para periodontite, um estágio mais avançado da inflamação, dificilmente o antibiótico será utilizado, pois o tratamento sempre consiste na raspagem da placa bacteriana que está causando a gengivite.

A escovação e o uso de fio dental regularmente são fundamentais para que a inflamação não surja outra vez.”.  

Remédios caseiros para gengiva inflamada

Os gargarejos com água morna e sal e as massagens na gengiva com óleo de cravo são ótimos remédios caseiros para aliviar a dor e o incômodo causados pela gengivite.

Não se esqueça que os remédios caseiros não substituem a ida ao dentista, já que a gengivite só pode ser curada com a raspagem feita no consultório odontológico.

Enquanto o dia da consulta marcada com o dentista não chega, não custa nada apostar em alguns remédios caseiros para aliviar o inchaço, a dor e o incômodo no local!

  • Bochechos com água oxigenada

Os bochechos devem ser feitos com 1 colher de chá de água oxigenada volume 10 diluída em um pouco de água, 3 vezes ao dia Com a ajuda de uma gaze ou algodão aplique também um pouco do líquido diretamente sobre a gengiva afetada. Não engula!

Após a raspagem da placa bacteriana os bochechos com água oxigenada são ideais para serem utilizados e podem substituir com eficácia o uso de enxaguantes bucais de farmácia mais caros.

  • Gargarejos com água oxigenada e bicarbonato de sódio

Como alternativa, você pode utilizar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio misturada em pouco de água oxigenada volume 10 e gargarejar com o líquido após cada escovação.

  • Gargarejos com chá de eucalipto

Faça o chá de eucalipto utilizando 20 g de suas folhas secas para 1 litro de água. Coe e faça bochechos com o chá várias vezes ao dia. O chá de eucalipto alivia o inchaço e a dor local.

  • Chá de cravos-da-índia

Coloque 1 colher de sopa de cravos-da-índia em um recipiente e cubra com 2 xícaras de água fervida. Ferva, espere esfriar e bocheche. Após isso, faça a higienização da sua boca sem se esquecer de passar o fio dental.


Pode te interessar:

Gengiva Sangrando

Gengiva Inflamada em Crianças

Remédio para Dor de Dente Inflamado e com Pus