Remédio para Inflamação no Útero

O chá de tanchagem é um ótimo remédio caseiro para a inflamação no útero, além do chá de uxi amarelo e de jurubeba. Um bom remédio para inflamação no útero em comprimido é o Metronidazol, um antibiótico e antiparasitário.

Gentamicina e Ampicilina também são antibióticos para útero inflamado utilizados nos casos em que for constatada a infecção bacteriana, principalmente as mais graves, constantes ou no pós-parto.

Os sintomas mais recorrentes da inflamação no útero são sangramentos, inchaços localizados e dores ao urinar e ao fazer sexo e o problema é mais frequente em mulheres com a vida sexual ativa.

O tratamento para inflamação no útero dependerá do local onde ela está localizada: se é no colo ou na parte interna do órgão. De qualquer forma, os remédios caseiros podem ser utilizados em conjunto com os remédios prescritos pelo médico para acelerarem a cura da paciente.

Chás para inflamação no útero



  • Chá de tanchagem

O chá de tanchagem é anti-inflamatório, cicatrizante e antibacteriano. Todas essas propriedades somadas fazem dele um ótimo remédio caseiro para a inflamação no útero. Para obter os seus benefícios beba 1 xícara 4 a 5 vezes ao dia. Segue a receita:

  1. Coloque 1 litro de água para ferver e quando a água levantar fervura adicione 20 gramas de folhas de tanchagem;
  2. Desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos.

O tratamento deve durar até os sintomas da inflamação desaparecerem por completo. Gestantes e mulheres com pressão alta descontrolada não devem fazer uso desse remédio caseiro.

  • Chá de uxi amarelo

Além de tratar e combater a infecção e inflamação no útero o chá de uxi amarelo também auxilia o combate a problemas ginecológicos no período menstrual.

Para fazer o chá você deve adicionar 20 g de folhas de uxi amarelo em 1 litro de água fervente, abafar por alguns minutos e consumir 1 xícara 5 vezes ao dia.

  • Chá de unha de gato

O chá de unha de gato é ideal para combater as dores causadas pela infecção e inflamação no útero, também é anti-inflamatório e antioxidante.

Faça o chá em infusão seguindo o mesmo modo de preparo do uxi amarelo utilizando 20 gramas da planta para 1 litro de erva.

  • Chá de jurubeba

O chá de jurubeba revitaliza o útero inflamado e auxilia no combate à infecção. Para fazer o chá utilize 2 colheres de sopa dos frutos, flores ou folhas da jurubeba para 1 litro de água fervente.

Basta colocar a parte da planta medicinal escolhida em um recipiente e cobrir com água, abafando por 10 minutos antes de beber.

Beba 3 xícaras do chá morno ao dia, sem qualquer tipo de adoçante.

Mais remédios caseiros para útero inflamado:

Você pode apostar na ingestão do chá de camomila para produzir efeito calmante e antiespasmódico (acabar com as cólicas) no útero, contribuindo assim para a cura da inflamação.

Outra alternativa é substituir uma refeição diária por melão todos os dias durante 2 meses e tomar o suco de chicória em jejum. Ambos funcionam como diurético e desintoxicam o organismo.

Remédios de farmácia para inflamação no útero

Os antibióticos Ampicilina, Gentamicina e Metronidazol são os remédios de farmácia mais utilizados para tratar a inflamação no útero causada por infecções bacterianas.

O metronidazol não é apenas antibiótico, mas também antiparasitário e pode ser encontrado em forma de pomada (geralmente em conjunto com uma substância antifúngica, como a nistatina) ou em comprimidos.

Ele é eficaz no combate às infecções vulvovaginais mais simples, como vaginose bacteriana e também trata a tricomoníase, doença sexualmente transmissível causada por um parasita. Quando associado à nistatina, a pomada também cura a candidíase.

A ampicilina é uma penicilina que combate a inflamação constante no útero causada por bactérias. É muito utilizada, inclusive, para tratar infecções no útero que surgem após o parto.

  • Gentamicina

A gentamicina é um antibiótico muito forte e potente, aplicado diretamente na veia ou no músculo. Ele costuma gerar efeitos colaterais graves no rim e na audição e só pode ser prescrito pelo médico que acompanhará todo o tratamento.

Pomadas para útero inflamado

Quando a inflamação no útero é causada por infecções fúngicas, bacterianas ou parasitárias o médico prescreverá pomadas vaginais que combatem essas infecções e, consequentemente, curam a inflamação. Algumas delas são:

As pomadas vaginais são utilizadas, geralmente, por 7 a 10 dias, com uma aplicação feita todas as noites.


Leia também:

Inflamação no Útero Atrasa a Menstruação?

Sintomas da Inflamação no Útero

Pomada para Inflamação no Útero