» » Dente Extraído Inflamado – Pode Extrair Dente Inflamado?

Dente Extraído Inflamado – Pode Extrair Dente Inflamado?

É possível que um dente inflamado seja extraído, até mesmo se houver infecção, inclusive o dente siso. Uma das complicações de um dente extraído é a alveolite, quando o osso em que ele ficava alojava fica inflamado, com ou sem pus.

Inflamação após dente extraído

Após a extração do dente o organismo tenta fechar o alvéolo (parte do osso que fica exposto) com a formação de um coágulo no local para que restos de alimentos e micro-organismos causadores de infecções não o penetrem, mas esse coágulo pode não se formar, deixando as terminações nervosas expostas, o que causa muita dor. Esse quadro inflamatório é chamado de alveolite seca, onde não há pus.

A alveolite seca pode progredir para a alveolite purulenta, que acontece quando o local é infecionado, provocando pus, mau hálito e outros sintomas.

O que fazer?

Se você extraiu um dente e inflamou é preciso retornar ao dentista. Em caso de alveolite seca, ele poderá prescrever analgésicos e tratar o local com irrigação e aplicação de substâncias cicatrizantes e anti-inflamatórias.

O tratamento da alveolite purulenta é feito com analgésicos e antibióticos prescritos pelo dentista, que também terá que anestesiar o local e fazer uma curetagem para remover a parte necrosada (morta) do local.

Leia também:

Pode extrair dente inflamado? Dente siso inflamado pode ser extraído?

Sim, dente inflamado pode ser extraído, assim como extrair um dente siso inflamado também. É fato que a anestesia pode falhar em locais inflamados, mas nem sempre isso irá acontecer, a depender do grau de inflamação.

O dentista também poderá optar, nesse caso, pela técnica troncular, que consiste em aplicar o anestésico no tronco nervoso, uma região que fica longe de onde está a inflamação.

É possível, inclusive, extrair um dente infeccionado. Nesse caso, o dentista prescreverá antibióticos antes de fazer a extração e, se necessário, a drenagem do pus causado pela infecção. É claro que o dentista irá avaliar cada caso específico para só então decidir qual terapêutica a adotar.

Grávida pode extrair dente inflamado?

A depender do caso, a mulher grávida pode extrair um dente inflamado. O recomendado é conversar com o(a) médico(a) obstetra que acompanha a gestação. Ele(a) poderá indicar o uso de remédios para controlar a inflamação ou a cirurgia de extração, observando o nível de inflamação do siso e também o estado geral da gravidez.

Qualquer procedimento dentário na gravidez deve ser feito, preferencialmente, no segundo trimestre, do terceiro ao sexto mês de gestação.

Os remédios geralmente prescritos na gravidez são o Paracetamol e a Amoxicilina de 500 mg.

Dente extraído inflamado é perigoso?

Uma inflamação após um dente extraído pode ser perigosa, pois pode progredir para uma infecção bacteriana e se agravar, provocando choque séptico (infecção generalizada que pode levar à morte por falência de órgãos e pressão muito baixa).

As bactérias causadoras de infecção também podem migrar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea, como coração, pulmão, articulações e rins provocando doenças graves, como a endocardite bacteriana, reumatismo articular agudo, infecção nos pulmões, pneumonia e inflamação nos rins.

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamação no Dente