» » Dente Siso Inflamado: Pode ser Extraído? O que Fazer?

Dente Siso Inflamado: Pode ser Extraído? O que Fazer?

O dente siso inflamado causa dor, inchaço e vermelhidão local e pode precisar ser extraído. A causa principal da inflamação do dente siso é a falta de higiene adequada. Geralmente uma parte da gengiva pode ficar cobrindo o dente que não consegue nascer completamente, facilitando o acúmulo de restos de alimentos no local, dificultando a limpeza.

O que fazer para tratar o dente siso inflamado?

O dente siso inflamado pode ser tratado com anti-inflamatórios, como Flanax e Ibuprofeno, e analgésicos, como Dipirona, mas na maioria dos casos o dente precisará de extração.

A dor de dente siso inflamado pode ser aguda e a condição pode vir com outros sintomas, como:

  • Gosto estranho na boca;
  • Dificuldade para mastigar e abrir a boca;
  • Mau hálito;
  • Sangramento;
  • Dor de cabeça e ouvido.

No total, os dentes sisos são 4, os últimos a nascerem na arcada dentária, por volta dos 15 aos 18 anos de idade.

É muito comum que eles não irrompam totalmente da gengiva por estarem em uma posição alterada (inclinados ou totalmente na horizontal) ou nem sequer nasçam por esse motivo. Nesses casos, a extração é indicada mesmo quando não há inflamação, Os 4 dentes podem ser extraídos de vez ou 2 de cada lado por vez.

Leia também:

Dente siso inflamado pode ser extraído?

Sim, o dente siso inflamado pode ser extraído caso seja necessário, sob a avaliação do cirurgião-dentista. Antes de extrair o dente siso inflamado os sinais de inflamação e infecção, que é caracterizada pela presença de pus – se houver, deverão ser combatidos com anti-inflamatórios e/ou antibióticos. Antes da extração também poderá ser necessário a remoção de toda placa bacteriana existente no local.

Dente siso inflamado depois da extração

É normal que a gengiva fique inflamada depois da extração do dente siso, já que o cirurgião-dentista precisa manipular todos os tecidos da região para retirar o dente. Anti-inflamatórios, como Flanax, são receitados para evitar que a inflamação se torne mais intensa. Outros sintomas comuns são:

  • Dor – que pode ser controlada com analgésicos receitados pelo cirurgião;
  • Sangramento que pode persistir por algumas horas – melhora com a ingestão de líquidos gelados e sorvete;
  • Inchaço – melhora com o uso do anti-inflamatório.

Dente siso inflamado causa íngua?

Sim, o dente siso pode causar inflamação na gengiva, íngua e também inflamação na garganta quando está nascendo.

Remédios caseiros para dente siso inflamado

O dente siso inflamado pode ser tratado com alguns remédios caseiros até o dia da consulta com o dentista, que é indispensável!

  • Água oxigenada

A água oxigenada de 10 volumes serve para deixar o local livre de micro-organismos nocivos. Você pode aplicá-la diretamente no dente siso inflamado com um cotonete. Se preferir, utilize clorexidina a 0,12%.

  • Óleo de Cravo

O óleo de cravo combate bactérias e outros germes, além de anestesiar a região e aliviar a dor. Aplique um algodão umedecido com um pouco de óleo de cravo sobre o dente siso inflamado.

  • Água Morna e Sal

O sal é um ótimo remédio caseiro antibacteriano e antisséptico. Basta fazer bochechos com água morna misturada com uma pitada de sal 3 vezes ao dia!

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamação no Dente