» » O Que é Inflamação Aguda e Inflamação Crônica?

O Que é Inflamação Aguda e Inflamação Crônica?

A diferença mais básica entre inflamação aguda e crônica é o tempo de duração: a inflamação aguda dura de 1 a 2 semanas e a inflamação crônica ultrapassa os 3 meses de duração. Outros fatores diferenciam a inflamação aguda da inflamação crônica, como o tipo de agente e a resposta imune do organismo.

A inflamação nada mais é do que uma resposta própria do organismo a qualquer tipo de lesão ou infecção. É um processo normal e saudável, necessário para a recuperação de injúrias e para a manutenção da integridade do nosso corpo. O problema com a inflamação acontece quando o corpo não consegue resolver a causa da lesão sozinho, ou seja, a resposta inflamatória não é suficiente para curar o corpo.

Isso pode acontecer quando o corpo está com o sistema imunológico comprometido, ou quando a causa da injúria é muito forte, como doenças autoimunes.

Inflamação aguda

A inflamação aguda é, simplesmente a resposta natural do organismo a um trauma ou infecção, como uma torção ou uma amigdalite, por exemplo, com tempo de exposição de poucos dias.

Na inflamação aguda a resposta imune é rápida, ou seja, o organismo rapidamente age para proporcionar a cura, pois o agente é rapidamente reconhecido. As células de defesa envolvidas no processo são os neutrófilos.

Os sinais da inflamação aguda incluem calor, rubor, dor, edema (inchaço) e perda de função da região inflamada. Isso porque, inconscientemente, o corpo “isola” a parte lesionada para que ela consiga se recuperar mais rapidamente.

Na maioria das vezes ela se resolve sozinha e não deixa nenhuma sequela para o corpo. Em outros casos, o tratamento é feito com anti-inflamatórios ou antibióticos.

Inflamação crônica

A inflamação crônica supera os 3 meses de duração. As células de defesa envolvidas no processo são os linfócitos e macrófagos.

Os sintomas, como calor, rubor, dor, edema ou perda de função, a depender do local da inflamação, se perpetuam e o corpo não é capaz de resolver o que causou a inflamação de forma independente.

A inflamação crônica começa a gerar consequências para o organismo de forma sistêmica, gerando diversas doenças, como a asma, a artrite reumatoide, a doença de Chron, entre outras. Isso acontece porque o corpo não foi feito para lidar com uma inflamação por tanto tempo.

Atualizado em: 10/11/2018 na categoria: Dúvidas