» » Qual a Diferença entre Inflamação e Infecção?

Qual a Diferença entre Inflamação e Infecção?

A inflamação é a resposta natural do organismo a lesões ou infecções. Já a infecção é a colonização do organismo, ou parte dele, por um micro-organismo, como bactérias, vírus e fungos, levando a uma doença específica.

Uma infecção quase sempre irá resultar em um processo inflamatório, mas uma inflamação pode estar presente sem uma infecção, ou seja, sem a colonização de micro-organismos, como no caso de resposta a uma batida do dedo na porta do carro, por exemplo.

A inflamação é uma resposta que ocorre como forma de combater qualquer coisa de errado que acontece com o organismo, inclusive uma infecção.

O que é inflamação?

A inflamação, como dito acima, é a resposta natural do organismo a qualquer tipo de lesão ou infecção. É um processo normal, fundamental para a recuperação de lesões e para a manutenção da integridade do organismo.

Ela pode ser aguda, durando poucos dias, ou crônica, devido a um comprometimento das defesas do organismo, podendo durar meses a anos.

Os principais sinais e sintomas da inflamação incluem dor, vermelhidão local, calor e inchaço. A inflamação não é transmissível de uma pessoa para a outra, uma vez que a sua causa é interna, resultado de um processo natural do organismo.

Ela é tratada com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como Ibuprofeno e Nimesulida, aplicação de gelo local, ou pode, inclusive, passar sozinha em poucos dias.

O que é infecção?

Uma infecção ocorre quando o corpo é invadido por micro-organismos que afetam o seu funcionamento. Esses micro-organismos podem ser bactérias, fungos, vírus, vermes ou parasitas.

Os sintomas são muito variados, dependendo do tipo de infecção, do local que ela afeta e do micro-organismo causador. As infecções são transmissíveis de uma pessoa para outra.

O tratamento da infecção vai depender da sua causa e geralmente envolve o uso de antibióticos específicos para o tipo de micro-organismo colonizador.

Atualizado em: 31/10/2018 na categoria: Remédio para Inflamações