» » Sintomas e Tratamento do Intestino Inflamado

Sintomas e Tratamento do Intestino Inflamado

O intestino inflamado é hoje referido com Doença Inflamatória Intestinal, termo que define uma série de condições que levam à inflamação do intestino e do trato digestivo. Existem diversos tipos de Doenças Inflamatórias Intestinais, sendo as mais comuns:

  • Colite ulcerativa: uma doença que causa uma inflamação crônica no intestino e pode levar à formação de úlceras e lesões na região interna do cólon e do reto;
  • Doença de Crohn: caracterizada por uma inflamação das paredes internas do intestino que pode se espalhar para outros tecidos ao redor.

Sua causa é desconhecida, porém acredita-se que exista um fator genético associado com uma alteração na resposta de defesa normal do organismo por trás do mecanismo dessas doenças.

Sintomas do intestino inflamado

As Doenças Inflamatórias Intestinais são reunidas na mesma categoria, principalmente devido às suas manifestações serem bem semelhantes e o diagnóstico feito praticamente da mesma forma.

Os sintomas incluem diarreia, que pode ser muito intensa, dor abdominal, cansaço extremo, perda de peso acelerada e indesejada, febre, apetite reduzido ou ausente, sangue nas fezes, entre outros.

Os sintomas podem se apresentar de forma leve ou de forma tão intensa que podem levar à uma desidratação profunda e afetar seriamente a saúde do indivíduo.

Tratamento para o intestino inflamado

Apesar de não existir uma causa completamente definida para as Doenças Inflamatórias Intestinais e ainda não existir uma cura definitiva para elas, existem diversos tipos de tratamentos disponíveis para aliviar os seus sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com essas condições.

O objetivo principal do tratamento é o de reduzir o processo inflamatório que é o responsável por todos os sintomas e desconforto.

O tratamento é feito, principalmente, através do uso de medicações e da manutenção de uma dieta adequada. Dentre os remédios usados para o tratamento do intestino inflamado estão:

  • Anti-inflamatórios: os anti-inflamatórios mais utilizados para o tratamento dessas doenças são os corticosteroides e os aminossalicilatos. O remédio adequado deve ser escolhido pelo médico, dependendo da área do intestino afetada;
  • Imunossupressores: imunossupressores são medicamentos que reduzem a defesa natural do organismo, reduzindo, dessa forma, a resposta inflamatória e os sintomas associados a ela;
  • Antibióticos: quando existe a suspeita de uma infecção associada, o uso de antibióticos pode ser necessário em conjunto com as outras medicações;
  • Medicamentos que reduzem a diarreia e regulam o funcionamento do intestino;
  • Analgésicos para a redução da dor abdominal;
  • Suplementos nutricionais para garantir a ingestão de nutrientes essenciais no caso de perda significativa de peso.

Atualizado em: 21/10/2018 na categoria: Inflamações Gastrointestinais