» » Olhos Vermelhos – O que Pode Ser?

Olhos Vermelhos – O que Pode Ser?

Olhos vermelhos podem ser causados por conjuntivite, alergias, corpo estranho, síndrome do olho seco, glaucoma e inflamações, como blefarite, uveíte e ceratite. Na maioria dos casos, os olhos vermelhos e ardendo, irritados, inchados e coçando podem ser tratados em casa com lágrimas artificiais ou colírios antialérgicos, lavagens com soro fisiológico e chá de camomila e tomar medidas como piscar mais os olhos ao usar o computador.

É preciso procurar o médico se os olhos vermelhos se prolongam por mais de 5 dias, se há perfuração no olho ou presença de algum objeto ou se os seguintes sintomas estiverem presentes:

  • Dor de cabeça, visão turva e/ou confusão mental;
  • Enjoos e vômitos;
  • Secreção amarela ou esverdeada.

Quais são principais causas dos olhos vermelhos?

  • Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é uma das causas mais comuns dos olhos vermelhos. A alergia que afeta a conjuntiva (membrana que reveste a parte branca do olho) pode ser causada por poeira, maquiagens, cremes, lentes de contato e outros agentes.

A conjuntivite viral ou bacteriana costuma vir com outros sintomas associados que duram mais do que um quadro alérgico, como secreção e dor.

Como aliviar:

Em casos de alergias e conjuntivite viral, você pode lavar os olhos com soro fisiológico e aplicar lágrimas artificiais compradas na farmácia ao longo do dia para manter os olhos hidratados. Colírios como Zaditen e Cromolerg podem ser prescritos para aliviar os casos alérgicos.

Remédios antialérgicos, como Polaramine, poderão ser utilizados nos casos em que a alergia também afeta a pele, como nas alergias causadas pelo uso de maquiagem ou cremes no rosto.

A conjuntivite bacteriana é tratada com colírios antibióticos prescritos pelo médico, como Tobramicina e Maxitrol.

  • Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco costuma afetar pessoas que trabalham o dia todo em frente ao computador ou ficam muito tempo no celular ou tablet. Nesse caso, os olhos vermelhos podem surgir principalmente à noite e também ficam ardendo.

Como aliviar:

Você deve piscar mais vezes enquanto utiliza o computador, celular ou tablet e aplicar lágrimas artificiais para umidificar os olhos e evitar a vermelhidão.

  • Corpo estranho no olho

É comum que a entrada de corpos estranho no olho, como ciscos, areia ou um cílio, por exemplo, deixe os olhos vermelhos e irritados, inclusive quando se abre os olhos dentro do mar, pois o sal, a areia e micro-organismos nocivos podem causar irritação ou mesmo alergia.

Como aliviar:

Basta lavar os olhos com soro fisiológico, chá de camomila (frio) ou aplicar lágrimas artificias para que o corpo estranho saia com mais facilidade. Não esfregue os olhos ou lave-os com água da torneira para evitar contaminação por micro-organismos.

  • Lesão na córnea

Uma lesão na córnea (camada transparente que cobre a íris e a pupila) também pode deixar os olhos vermelhos. É comumente causada por entrada de corpos estranhos, pedras pequenas, arranhões ou pancadas. O quadro não costuma ser grave.

Como aliviar:

Lavar os olhos com água fria, aplicar lágrimas artificiais e compressas de gelo são medidas que aliviam a vermelhidão, a dor e o incômodo causado pela lesão, que melhora, geralmente, em torno de 2 a 3 dias.

  • Rompimento de vasos sanguíneos nos olhos

O rompimento de pequenos vasos sanguíneos nos olhos ou o “sangue no olho” é comumente causado por pancadas e acidentes que acabam deixando o olho com uma mancha vermelha intensa por causa do sangramento.

Como aliviar:

Nesse caso, a mancha vermelha desaparece sozinha ao longo dos dias, mas pode ser aliviada com compressas frias. É importante consultar o médico oftalmologista para verificar a gravidade da lesão.

  • Blefarite

Trata-se da inflamação da pálpebra que a deixa inchada e causa vermelhidão e irritação no olho, além do surgimento de crostas que dificultam abrir os olhos ao acordar. Apesar de ser um tipo de inflamação comum, o seu tratamento pode ser longo e ela tende a voltar.

Como aliviar:

É importante manter os olhos sempre limpos. Compressas quentes e lágrimas artificiais também ajudam a aliviar o desconforto e a drenar a secreção. Se a blefarite estiver sendo causada por infecção bacteriana, pomadas e colírios antibióticos deverão ser prescritos pelo médico.

  • Uveíte

A uveíte é a inflamação da úvea, formada pela íris (parte colorida do olho), corpo ciliar e coroide, estruturas que recobrem o globo ocular por fora e são formadas basicamente por vasos sanguíneos. Seus sintomas são semelhantes aos da conjuntivite e também pode haver visão turva.

A uveíte pode ser causada por doenças infecciosas, como AIDS, sífilis e tuberculose, traumas e doenças sistêmicas, como artrite e sarcoidose. Se não for tratada, pode causar cegueira, catarata ou glaucoma.

Como aliviar:

O tratamento da uveíte é feito com colírios anti-inflamatórios, remédios corticoides, antibióticos ou cirurgia para os casos em que a inflamação avança para uma condição mais séria, como glaucoma ou catarata.

A internação do paciente no hospital pode ser necessária. O acompanhamento da saúde dos olhos após o término do tratamento deve ser feito a cada 6 ou 12 meses.

  • Outras doenças e inflamações nos olhos

Glaucoma e ceratite também podem deixar os olhos vermelhos.

O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão dentro do olho e pode causar cegueira. Os sintomas incluem olhos vermelhos, dor no fundo do olho e dor de cabeça. A doença não tem cura e deve ser tratada com colírios específicos prescritos pelo médico ou com cirurgia, se necessário.

A ceratite tem como sintoma principal a formação de uma película que cobre a pupila do olho, além de sensibilidade à luz, olhos vermelhos, sensação de cisco no olho e dor. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível para evitar a cegueira e envolve o uso de colírios antibióticos, antivirais e antifúngicos, a depender do tipo de infecção.


O que pode ser mancha vermelha no olho?

Mancha vermelha no olho pode ser sinal do rompimento de vasos sanguíneos na região. Essa condição também é chamada de derrame ocular e não afeta a visão, desaparecendo em torno de 2 semanas. Compressas frias e lágrimas artificiais podem ajudar a aliviar o problema, que pode ser causado por:

  • Pancadas, coçar ou esfregar em excesso o olho;
  • Esforço físico intenso;
  • Crise intensa de tosse, espirros ou vômito;
  • Fazer muito esforço na hora de evacuar;
  • Infecções graves no olho;
  • Realização de cirurgia ocular.

Veias vermelhas no olho pode ser pressão alta?

A presença de manchas vermelhas ou borrões no olho que não desaparecem pode ser sintoma de pressão alta, pois a condição afeta os vasos sanguíneos oculares, os expandindo até que estourem e deixem o olho vermelho.

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamação nos Olhos