» » Ouvido Inflamado – Causas e Sintomas

Ouvido Inflamado – Causas e Sintomas

O ouvido inflamado recebe o nome de otite. Os sintomas mais comuns da inflamação no ouvido incluem dor forte, diminuição da audição, febre e irritabilidade. O remédio para ouvido inflamado utilizado no tratamento varia de acordo com a causa da inflamação, que pode incluir infecções por bactérias. Geralmente são utilizados anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, se necessário.

As causas mais comuns para o ouvido inflamado são as infecções no ouvido, que podem acontecer durante uma gripe ou resfriado, infecção de garganta e outras doenças nas vias respiratórias superiores, por vírus, bactérias ou mesmo fungos.

O acúmulo de água ou cera também pode deixar o ouvido inflamado e entupido e facilitar uma infecção. Traumas podem causar inflamação no ouvido externo, pelo uso inadequado de hastes flexíveis, entrada de outros objetos ou coçar o local em excesso.

Sintomas de ouvido inflamado

Os sintomas de ouvido inflamado incluem:

  • Dor no ouvido, que pode ser em forma de pontadas. A dor é ainda mais forte na otite média, mais comum em crianças;
  • Diminuição da audição;
  • Tontura e vertigem;
  • Dor no maxilar;
  • Febre;
  • Irritabilidade;
  • Perda de apetite;
  • Secreção em caso de perfuração do tímpano.

Vômitos, diarreia e choro intenso e contínuo podem estar presentes em crianças e bebês.

Ouvido inflamado e entupido

As causas mais comuns para o ouvido inflamado e entupido são o acúmulo de cera ou entrada de água. O ouvido entupido também pode ser um dos sintomas da inflamação no ouvido ou mesmo surgir quando há uma variação de pressão atmosférica, como nas mudanças de altitude.

Remédio para ouvido inflamado – O que fazer?

O remédio para ouvido inflamado deve ser prescrito pelo médico, que deve ser consultado e avaliará cada condição. Os remédios geralmente utilizados para tratar a dor de ouvido são os antibióticos e anti-inflamatórios, como:

Você também pode utilizar alguns remédios caseiros para aliviar temporariamente a dor e diminuir a inflamação do ouvido, sem, no entanto, deixar de seguir o tratamento medicamentoso:

  • Compressas de água morna (anti-inflamatório):aplicar na região do ouvido com cuidado para não deixar entrar água no canal auditivo;
  • Alho frito no azeite (antibacteriano): basta fritar alguns pedaços de alho no azeite, molhar um algodão na mistura, espremer para tirar o excesso do óleo e aplicar sobre o ouvido.

Lembre-se de não pingar nenhum tipo de substância dentro do ouvido sem orientação médica, pois isso pode agravar a situação.

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamações das Vias Aéreas Superiores