» » Pâncreas Inflamado – Quais os Sintomas? Pode Matar?

Pâncreas Inflamado – Quais os Sintomas? Pode Matar?

O pâncreas inflamado, também chamado de pancreatite, pode apresentar sintomas como inchaço da barriga, dor abdominal, vômitos, febre, desidratação e pressão baixa. A inflamação no pâncreas pode ser causada por fatores hereditários, presença de cálculos, uso constante do álcool, infecções, tumores, entre outros fatores.

A pancreatite ocorre com mais frequência em homens do que em mulheres e as pessoas mais propensas são as que fazem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Leia também:

Sintomas de inflamação no pâncreas

Os sintomas da inflamação no pâncreas podem variar a depender do caráter da inflação: aguda ou crônica.

No caso da pancreatite aguda, o processo de inflamação é mais rápido, assim como o tratamento e a cura sem danos permanentes. Apesar de acontecer rapidamente, esse tipo de pancreatite também pode causar complicações severas e as principais causas são os cálculos biliares, pequenas pedras formadas por bile e o consumo exagerado de álcool.

Os principais sintomas da pancreatite aguda são:

  • Dor abdominal intensa;
  • Sensação de inchaço na barriga;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Aumento da pulsação;
  • Desidratação;
  • Pressão baixa.

Nos casos de pancreatite crônica, a inflamação não tem cura, é recorrente e vai piorando com o passar do tempo, podendo causar danos permanentes ao pâncreas. Geralmente acomete indivíduos entre 30 e 40 anos de idade.

A pancreatite crônica pode ser causada por hereditariedade, alto nível de cálcio ou gordura no sangue, uso excessivo de álcool por muitos anos, certas condições autoimunes, dentre outros motivos.

Em alguns casos hereditários em que a doença aparece em indivíduos ainda jovens, o diagnóstico pode demorar por terem sintomas mais leves.

Os principais sintomas da pancreatite crônica são:

  • Dor na parte superior do abdômen;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Perda de peso mesmo com os hábitos alimentares contínuos;
  • Diarreia;
  • Fezes com cor amarelada e presença de gordura;
  • Os níveis de açúcar aumentam, o que pode ocasionar o diabetes.

Pâncreas inflamado pode matar?

Sim, o pâncreas inflamado pode matar. A doença em sua fase aguda pode ser fatal caso tenha complicações mais graves. Por acontecer de forma súbita, se o paciente não realizar o tratamento ideal as consequências podem ser graves e, consequentemente, levar à morte.

Remédio para pâncreas inflamado

Os remédios para pâncreas inflamado incluem analgésicos e anti-inflamatórios, como a dipirona, que deve ser tomada de 500 a 750 mg, até quatro vezes por dia, e o ibuprofeno, de 600 mg, de três a quatro vezes por dia.

Além de antibióticos, são recomendadas enzimas pancreáticas, especialmente para casos que tem a diarreia como sintoma, e medicamentos específicos para diabéticos, caso a pancreatite tenha ajudado a desenvolver essa doença.

Remédio caseiro para pâncreas inflamado

Chá verde

O chá verde é um ótimo remédio para o pâncreas inflamado, auxiliando, também, na prevenção da pancreatite.

Para fazer o chá verde você precisa de:

– 1 colher de sopa de chá verde;

– 1 xícara de água.

Aqueça a água, depois coloque o chá verde, tampe e espere cerca de 5 minutos. Depois é só coar e tomar, sem adoçar.

Infusão de tanchagem ou alcaçuz

Outro remédio caseiro inclui a infusão de tanchagem ou alcaçuz, plantas com grandes poderes medicinais que ajudam no controle da glicose das células e ainda na desinflamação do pâncreas.

Para fazer a infusão de tanchagem ou alcaçuz você deve usar 2 colheres de sopa das folhas secas da erva desejada para 200 ml de água fervente. Tome um copo, três vezes ao dia.

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamação nas Glândulas