» » Como Tirar Pus do Dente Inflamado

Como Tirar Pus do Dente Inflamado

Há várias formas de tirar o pus do dente inflamado e tratar um abscesso dentário. É possível realizar a drenagem do pus no consultório odontológico, usar antibióticos para eliminar a infecção e seus sintomas ou mesmo remédios caseiros, como bochechar água morna com sal e bicarbonato de sódio e aplicar suco de alho no dente.

A inflamação no dente com pus é causada por uma infecção no dente ou na gengiva quando uma bactéria se instala em alguma cavidade entre a gengiva e os ossos da face ou pescoço. Geralmente são consequências de uma falta de higiene oral ou o alto consumo de alimentos ricos em açúcar.

O abscesso pode acontecer em regiões diferentes. Quando a infecção acontece na ponta da raiz do dente, é denominada periapical. Quando o dente está inflamado e com pus na gengiva (o que gera bolhas de pus), é denominado abcesso periodontal.

Leia também:

  1. Dente Extraído Inflamado
  2. Remédio para Dor de Dente Inflamado e com Pus
  3. Dente Siso Inflamado

Como tratar o dente inflamado com pus

O tratamento do dente inflamado com pus deve ser feito por um dentista que durante a consulta vai identificar a causa da infecção e o melhor tipo do tratamento. De acordo com o abcesso, poderá ocorrer a incisão e drenagem, tratamento de canal ou a extração do dente.

  • Incisão e drenagem

É feito um pequeno corte no abcesso para drenar o pus do dente inflamado e higienizar a área com uma solução salina. Isso impede que a infecção volte.

  • Tratamento de canal

O dentista remove o tecido doente usando uma broca e drena o abscesso. Em seguida, ele preenche o local para proteger os nervos ali presentes. Com o cuidado adequado, um tratamento de canal pode durar o resto da vida.

  • Extração do dente

Em casos onde o dente não pode ser salvo, deverá ser feita uma extração completa e segura do dente.

Remédios caseiros para dente inflamado com pus

Recomenda-se visitar o dentista o quanto antes para não agravar a situação, mas existem tratamentos caseiros para diminuir a inflamação e amenizar as dores:

  • Enxágue a boca com água morna

Após cada refeição misture uma xícara de água morna com uma colher de chá de sal e faça bochechos com a solução formada. Cuspa e repita. (O bochecho também pode ser efetuado com meia colher de chá de sal e uma colher de bicarbonato de sódio).

O processo elimina partículas de comida que possam irritar o abscesso, ajuda a eliminar micro-organismos nocivos e também alivia a dor.

  • Alho

O alho possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e por isso ajuda a eliminar bactérias e tratar infecções e inflamações naturalmente. Você pode aplicar o suco do alho (obtido ao pressioná-lo) no dente ou mastigá-lo até que a dor desapareça.

  • Iodo

O iodo previne infecções e acelera a cura do dente inflamado. Pingue 30 gotas de iodo em um copo de água morna e faça bochechos várias vezes ao dia.

  • Óleo de coco

O ácido láurico presente no óleo de coco reduz a inflamação e previne infecções. Misture uma ou duas colheres de sopa de óleo de coco com água morna e bocheche por 15 a 20 minutos. Em seguida, cuspa o óleo. Enxague a boca e escove os dentes. Realize o procedimento duas vezes por dia.

  • Compressa fria

A baixa temperatura tem propriedade anti-inflamatória, faz diminuir a dor e o inchaço, além de anestesiar o local. Aplique uma compressa fria na bochecha do lado inflamado durante 15 a 20 minutos, a cada 3 horas.

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamação no Dente