» » Umbigo Inflamado

Umbigo Inflamado

A inflamação no umbigo é uma condição mais comum do que se imagina. Ela ocorre porque o umbigo é uma cavidade que pode acumular sujeira e, com ela, bactérias, fungos ou outros micro-organismos que podem ficar alojados no local, se proliferar e iniciar uma inflamação.

O sintoma mais comum da inflamação no umbigo é a saída de secreção do local, que pode ser na forma de pus, sangue ou mesmo uma secreção clara e limpa. A secreção pode ter um cheiro desagradável e é geralmente acompanhada por dor no umbigo.

Outros sintomas da condição incluem dor abdominal, febre, inchaço no abdômen, vermelhidão na barriga e dor ao urinar.

Causas comuns de inflamação no umbigo são infecções bacterianas, fungos, cirurgias recentes próximas ao local, cistos sebáceos e ainda existe uma associação dessa condição com o diabetes.

Qual o tratamento da inflamação no umbigo?

O tratamento irá depender principalmente do que está causando a infecção.

No caso de infecções causadas por bactérias, antibióticos tópicos na forma de pomadas ou mesmo antibióticos orais poderão ser prescritos pelo médico. Os antifúngicos são indicados para infecções causadas por fungos, como a candidíase.

Em todos os casos, o tratamento inclui a limpeza do umbigo e a manutenção do local totalmente limpo e seco.

Para prevenir a inflamação no umbigo é fundamental mantê-lo sempre limpo e seco e não utilizar loções hidratantes, óleos e cremes dentro do umbigo, apenas na pele ao redor dele. Deve-se evitar ainda roupas apertadas demais na região da barriga. Para quem tem piercing no umbigo, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado!

Atualizado em: 09/09/2018 na categoria: Inflamações na Pele