» » Unha Encravada Inflamada

Unha Encravada Inflamada

O tratamento para unha encravada e inflamada deve ser feito da seguinte maneira:

  1. Tome um anti-inflamatório por via oral, como Flanax ou Nimesulida;
  2. Coloque a unha de molho 3 vezes ao dia em água morna (depois de fervida) por 20 minutos e vá tirando a pele em volta da unha com os dedos limpos. Isso deve ser feito por pelo menos 7 dias;
  3. Se a inflamação for mínima, tente levantar o canto da unha e colocar um pedaço de algodão para direcionar corretamente o crescimento da unha;
  4. Aplique pomadas para unha encravada e inflamada, como Nebacetin ou Neosporin com o local devidamente limpo e seco.

Atenção: se a unha encravada estiver muito inflamada não deve ser manuseada em casa para que não haja risco de infecções. Nesse caso o indicado é buscar a ajuda de um podólogo, dermatologista ou enfermeiro para desencravar a unha de maneira segura.

Unha Encravada Inflamada e Carne Esponjosa

A carne esponjosa causada pela unha encravada e inflamada tende a desaparecer assim que a unha encravada e a inflamação é tratada.

Em alguns casos, a cauterização química é necessária, onde a carne esponjosa é “queimada”. Em caso de infecção bacteriana, as pomadas Nebacetin ou Neosporin podem ser utilizadas, assim como antibióticos por via oral, como a Cefalexina, prescritos pelo médico.

Tratamento Caseiro para Unha Encravada Inflamada

O tratamento caseiro da unha encravada e inflamada inclui remédios caseiros que ajudam a diminuir a inflamação e criam condições para que a unha encravada consiga ser erguida e direcionada para crescer na direção correta:

  • Compressas de água morna com sal

As compressas de água morna com sal podem ser feitas 3 vezes ao dia. O sal possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e por isso ajuda a desinflamar a unha mais rápido e previne infecções. Repita esse procedimento durante 7 dias.

  • Compressa de alho

O alho é um antibacteriano potente e também age como anti-inflamatório. Basta machucar um dente de alho e colocar sobre a unha, deixando agir por algum tempo, 1 vez ao dia.

  • Massagens com óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é analgésico e anti-inflamatório: combate a dor e a inflamação. Você pode fazer massagens suaves com uma ou duas gotas de óleo essencial de eucalipto na unha encravada e inflamada para 2 ou 3 vezes ao dia para desfrutar de seus benefícios.


Pode te interessar:

Pomadas para Unha Inflamada

Remédio Caseiro para Unha Inflamada

Atualizado em: 04/09/2018 na categoria: Inflamação na Unha